quarta-feira, 6 de agosto de 2008

lixo no mar


do lado esquerdo há uma ave que morava na praia. do lado direito estão todos os resíduos encontrados em seu estômago. morreu por alimentar-se da ignorância humana.
... e vc vai à praia e não se importa que uma tampinha da garrafa (ou que a garrafa toda, ou todas as garrafas) de água mineral caia no mar.




essa tartaruga entrou em anel de plástico quando pequena. apenas isso!
e mais uma vez, nem eu e nem vc nos abaixamos para pegar o lacre da embalagem que caiu na areia e a maré levou pro mar...

no oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão. vai da costa da califórnia, atravessa o havaí e chega a meio caminho do japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros. acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de PLÁSTICOS de todos os tipos.
pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos estados unidos.

em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

comece a comer seu lixo. vc vai ter que se habituar em breve.

Nenhum comentário: